FROM THE BLOG

Números da Ponte Rio-Niterói

A ponte que conecta a cidade do Rio de Janeiro à cidade de Niterói tem como nome Ponte Presidente Costa e Silva, mas ficou conhecida mais popularmente como Ponte Rio-Niterói. São quase 13.300 metros de extensão passando por cima da Baía da Guanabara, mas o desafio de sua construção gerou números impressionantes e a tornaram símbolo dos avanços da engenharia civil na época de sua conclusão.

A maior ponte construída sobre as águas da América Latina ocupa lugar de destaque no ranking internacional, ficando em 11º lugar neste quesito.

Sua construção levou de 5 anos para ser concluída (1969-1974) e sua inauguração contou com a presença da Rainha Elisabeth II, ainda antes da entrega, em 1968.

Mais números interessantes:

 

1875

Este foi o ano em que surgiram as primeiras ideias de interligar a cidade do Rio de Janeiro ao litoral, quando o imperador D. Pedro I chegou a encomendar um estudo a um engenheiro inglês.

 

1974

Ano em que a ponte ficou pronta. Antes disso o trajeto entre as cidades só poderia ser feito contornando a Baía de Guanabara, por meio de uma estrada de 100km que cruzava o município de Magé. A outra opção era enfrentar filas de até 2h para utilizar as lentas balsas.

 

33

Dados oficiais atestam a morte de 33 pessoas, entre engenheiros e operários.

 

72

Porém a imprensa contabilizou 72 vítimas fatais por acidentes durante a execução da obra.

 

9km

Essa é a distância do trecho erguido sobre o mar, e que representou o maior desafio técnico para os engenheiros responsáveis, pois exigiu a perfuração do subsolo oceânico na busca por um terreno rochoso que aguentasse a estrutura da ponte.

 

2.150 km

Esta é a quantidade de cabos presentes no interior da estrutura da ponte, num total de 43 mil cabos.

 

300 m

O vão central também é o maior vão em viga reta contínua do mundo, com 300 metros de comprimento.

 

1500

O volume de material usado é de impressionar! Se os sacos de cimento da obra fossem empilhados, teriam uma altura 1 500 vezes maior que a do Pão de Açúcar.

 

1138

É a quantidade de tubulões que foram necessários para as fundações.

 

10200

Foi a quantidade de trabalhadores envolvidos.

 

674M

O custo total desta grande obra foi de U$ 674 milhões.

Comments are closed.